sexta-feira, 8 de abril de 2011

Benefícios da Meditação na Pele

De todos os recursos utilizados para neutralizar o estresse, o mais importante, pelos seus efeitos, que vão além do simples relaxamento e se refletem na mente e no próprio tipo de vida da pessoa, é a meditação. Muito praticada no Oriente, de onde é originária, somente a partir da década de 60 passou a receber a atenção de cientistas ocidentais em virtude da popularização da meditação transcendental, divulgada por Maharishi Mahesh Yogi, nos Estados Unidos. A comprovação de sua efetividade fez com que passasse a ser testada em diversas situações clínicas e se revelasse um meio auxiliar para tratamentos. Essa, porém, não é sua finalidade.
Efeitos da meditação nas funções orgânicas
Os primeiros trabalhos a respeito dos efeitos da meditação no organismo começaram a ser publicados a partir de 1970 e revelaram primeiramente que ela produz uma diminuição no ritmo metabólico e no ritmo respiratório, sincronia nas ondas cerebrais registradas pelo eletrencefalograma, sincronia na atividade elétrica dos hemisférios cerebrais, diminuição da tensão arterial e do nível de lactato no sangue.
No desempenho intelectual e no comportamento comprovaram-se a diminuição da ansiedade, aumento na autoestima, na espontaneidade, no auto-respeito, na capacidade para o contato interpessoal, na auto-realização, na capacidade de percepção, no desempenho acadêmico e um tempo mais curto de recuperação de estresses.
De modo geral, a meditação provê a pessoa de mais elevado nível de consciência e, conseqüentemente, de maior autocontrole. Pelo aumento da capacidade perceptual facilita as escolhas saudáveis e autoprotetoras. Assim, um meditante tem mais clareza para decidir-se por comportamentos serenos e para dispor-se a uma vida de melhor qualidade por meio de exercícios, de dieta natural, de cultivo de lazer, de melhor divisão e emprego de seu tempo.
Esses efeitos são exatamente o contrário do que o estresse provoca. A sensação de paz interior e a auto-satisfação trazidas pela meditação mudam a bioquímica do organismo pela produção das substâncias do relaxamento, das quais as endorfinas são as mais conhecidas. Em conseqüência, o sistema imunitário funciona em melhores condições, como diversos trabalhos científicos têm verificado.
Por esses resultados, a meditação passou a ser tida como um recurso antiestresse. Ela efetivamente é, mas convém entender que a neutralização do estresse deriva de a meditação atuar em nível muito superior ao do corpo físico, sendo, portanto, a tranqüilidade uma conseqüência da elevação do nível de consciência.
Benefícios para a pele
Observações científicas mostraram que a pele tem sua resistência aumentada em virtude do estado de calma causado pela meditação. Em estado de tensão, como já foi visto, aumenta a atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas da pele, deixando sua superfície úmida e, portanto, oferecendo menos resistência à passagem de corrente elétrica. No estado de tranqüilidade, a produção de suor e gordura se normaliza e a pele volta a ter resistência.
Existe também uma flutuação espontânea de corrente elétrica na pele, que é modificada pela meditação. As pessoas comuns produzem cerca de 34 flutuações de mais de 100 ohms por período de repouso de dez minutos. Em pesquisa científica, os meditantes produziram menos de dez flutuações no mesmo período.
Isso indica que há uma tendência à estabilidade autônoma nas pessoas que praticam regularmente a meditação e assegura uma recuperação mais rápida na adaptação a um estresse repentino. Os não meditantes levam mais tempo para se recuperar de um estresse, o que faz com que o desequilíbrio produzido por um fato se junte ao produzido pelo fato seguinte e assim sucessivamente, deixando-os cada vez com menos defesa.
*Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/psiquismo/meditacao.shtml

Venha assistir a uma aula gratuita de introdução à técnica da Meditação Transcendental.
Segunda, 11 de Abril de 2011, às 12h30 ou às 20h30
Rua Iguatemi 284 - Travessa Roberto Douglas Machado - Casa 10
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Estacionamento mais próximo - Rua Iguatemi 252 - ROD estacionamento
Confirme sua presença pelo tel.: 3073 0872
Para maiores informações acesse o site: http://www.institutodemeditacao.com.br/