sexta-feira, 4 de maio de 2012

Estresse afeta milhões no país



Os brasileiros já ocupam o segundo lugar no ranking dos mais estressados do mundo, atrás apenas dos japoneses. Segundo pesquisas da International Stress Management Association (ISMA), 70% da população economicamente ativa do país sofre de males diretamente ligados ao estresse, sendo as mulheres as mais atingidas.
O mal é uma resposta do organismo a situações de cansaço excessivo ou pressão exagerada, caracterizado por sintomas como ansiedade, baixa imunidade, insônia e excesso ou falta de apetite, entre outros. “O processo de estresse envolve três fatores preponderantes: a capacidade de pensar nos seus próprios medos e transformá-los em uma situação desgastante; o excesso de informações, muitas vezes incompatível com a capacidade de assimilação da mente; e a falta de pausas no dia a dia. Tudo isso tende a causar um desgaste muito grande do organismo. Aprender a controlar essa tensão é mais do que necessário para uma vida sadia e tranquila”, explica Roberto Cardoso, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do Programa de Medicina Comportamental do Femme – Laboratório da Mulher.
O médico, que também é autor do livro Medicina e Meditação, relaciona pequenos hábitos que contribuem para diminuir a carga diária de estresse. Entre eles estão dormir e comer melhor, se exercitar mais, gerenciar melhor a vida, ter mais lazer, fazer mais pausas durante o dia, além de intervenções comportamentais como terapia, meditação, relaxamento e técnicas de respiração.
O Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas (Nemepi), da Unifesp, e o Femme – Laboratório da Mulher são algumas das instituições que oferecem programas destinados à prevenção e ao tratamento do estresse. Mas pode-se recorrer ainda aos chamados tratamentos alternativos, que envolvem massagens, acupuntura e meditação, entre outras técnicas que visam ao relaxamento.
Matéria Publicada na Folha de São Paulo, 07/04/2012.
Para minimizar o estresse e melhorar a saúde é necessário a inclusão de práticas que proporcionem relaxamento, bem estar e autoconhecimento.
Uma simples maneira de restaurar a saúde e sua qualidade de vida é incluindo no seu dia a dia a MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL – Técnica simples que pode transformar sua experiência de saúde e felicidade.
Venha aprender a técnica na próxima PALESTRA GRATUITA
Segunda-feira dia 7 de maio às 20h30.
Confirme sua presença pelo tel.:  (11) 3073-0872 ou pelo e-mail contato@institutodemeditacao.com.br