domingo, 20 de janeiro de 2013

Aumente seu autocontrole com técnicas de meditação - FOLHA DE SÃO PAULO


10/04/2012 - 08h00
Aumente seu autocontrole com técnicas de meditação
JULIANA VINES
DE SÃO PAULO

No instante de fúria, tudo parece conspirar para que você pule no pescoço de alguém: o coração dispara, as pupilas se dilatam, os músculos recebem mais sangue e se preparam para o ataque.
Seria um combate feroz se não fosse seu próprio cérebro, que, sem você contar até dez, se lembra das prováveis consequências do embate.

É fácil concluir que não existe vida social sem autocontrole. A ciência provou e já deu até o endereço de onde fica a regulação das emoções no cérebro. A boa notícia é que as últimas descobertas dão esperanças aos mais impulsivos: com treino, dá para melhorar o controle emocional.
Elisa Harumi Kozasa, neurocientista do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, é uma das autoras de um estudo recém-publicado na revista internacional "NeuroImage". A pesquisa comparou o desempenho de pessoas que meditam com o de quem não medita em uma atividade que exige controle de impulsos. Saiu-se melhor quem meditava. 

"O treinamento em meditação modifica as áreas cerebrais. O córtex fica mais espesso em partes relacionadas à atenção, à tomada de decisões e ao controle de impulsos", explica.
Além de meditação, os treinamentos para autocontrole envolvem terapia comportamental e técnicas de reconhecimento facial de emoções. A ideia não é aprender a engolir sapos ou a forjar um pensamento positivo. "Suprimir a raiva ou o estresse é 'autoilusão', não autocontrole. É preciso entender o que causa o impulso, não rejeitá-lo", diz José Roberto Leite, psicólogo e pesquisador da Unifesp. 

Emoções são respostas do organismo a estímulos internos ou externos. O que determina o tamanho do pavio da pessoa ou o quanto ela é ansiosa não é só "gênio". 

"Há um papel da genética, mas a influência do ambiente e do comportamento é grande. Quem vive em ambientes com pessoas ansiosas tem mais tendência a ser ansioso", explica Kozasa. 

Editoria de Arte/Folhapress
Artigo completo/fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1072943-aumente-seu-autocontrole-com-tecnicas-de-meditacao.shtml 


 
JÁ PENSOU EM FAZER DESTE ANO UM ANO DIFERENTE?

Conheça mais sobre a meditação transcendental e saiba o que ele pode oferecer à você.

Participe da palestra gratuita desta segunda-feira dia 21/02/13 às 19h30.
Confirme a sua presença através do email: contato@institutodemeditacao.com.br

Se você já é aluno, ajude-nos a apresentar a meditação para os seus amigos lhes enviando este artigo.

Veja outras datas disponíveis na agenda do nosso site.