quarta-feira, 27 de março de 2013

FOLHA DE S.PAULO: Profissionais adotam técnicas de meditação para melhorar a produtividade no trabalho

-->
FOLHA DE S. PAULO 
 17 de março de 2013

INSPIRE

Profissionais adotam técnicas de meditação para melhorar a produtividade no trabalho

FELIPE MAIA DO EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS E NEGÓCIOS"



                                                                                              Fonte da imagem

Por causa de uma rotina de viagens constantes, Anderlei Cortez, 37, gerente em uma empresa do ramo automotivo, vivia estressado, "à base de Red Bull e café" para se manter alerta e sentiu sua produtividade no trabalho cair. Até que passou a meditar e a separar momentos curtos durante o dia para se concentrar em aspectos de seu corpo, como a respiração.

A técnica usada por Cortez, chamada de atenção plena (ou "mindfulness", em inglês) está ganhando força entre executivos que desejam melhorar a concentração e reduzir o estresse e ansiedade do dia a dia de trabalho.

"Essas práticas meditativas, principalmente as de focalização da atenção, em geral levam a um estado de tranquilização e relaxamento", afirma José Roberto Leite, coordenador da unidade de medicina comportamental da Unifesp. "Isso é positivo no mercado de trabalho, porque, quando o indivíduo está em estado de ansiedade ou estresse, fica com muitas funções prejudicadas, entre elas a atenção."

Apesar de entusiasta da meditação, considerada por ele "estratégica", Leite diz que é indicado procurar instrutores que não sejam ligados a religiões.

"A prática meditativa deve ser isenta. Não deve ser do Ocidente ou do Oriente, mas, sim, adaptada à cultura do país e com respaldo acadêmico", diz.


MINUTOS DE ATENÇÃO
O irlandês Stephen Little, que atua como instrutor de atenção plena para empresas e profissionais no Brasil, diz que a pessoa pode "separar alguns minutos do dia para sentir o que está acontecendo".

"Não adianta você tentar regular a raiva ou a impaciência se você não tiver consciência do próprio corpo, porque as emoções surgem dele", diz Little.

O executivo János Szegö, 63, diretor da empresa Mecalor, de engenharia térmica, passou por treinamentos inusitados para atingir a atenção plena.

"A ideia é você se conscientizar do aqui e do agora", afirma. Hoje, ele costuma meditar por cerca de 30 minutos por dia.

Szegö diz que foi procurar o método para reduzir a ansiedade com o trabalho. Um ano e meio após o início da prática, diz que se sente mais sereno, o que interfere no modo como lida com seus funcionários.

"Consigo transmitir as diretrizes, aquilo que eu quero que seja feito, de modo mais claro. Quando você está estressado, isso é mais difícil", opina. 

O britânico Michael Chaskalson, autor do livro "The Mindful Workplace" (o local de trabalho atento, em tradução livre), diz que também é possível melhorar a capacidade de comunicação com esse tipo de técnica.

Parece óbvio, mas essa simples ação pode ser complicada para certos profissionais. "Muitas vezes, você até está ouvindo o outro, mas sem prestar atenção, já pensando no que vai responder", afirma Cortez. Ele diz ter melhorado essa capacidade com a prática.


                                                  

QUER CONHECER UMA TÉCNICA FÁCIL DE PRATICAR, CIENTIFICAMENTE COMPROVADA  E QUE IRÁ LHE AJUDAR EM SUA PRODUTIVIDADE, DE FORMA EFICAZ?                   

Participe de uma aula de apresentação gratuita. No mês de abril teremos cursos noturnos e uma opção diurna:

NOTURNO:
DATAS: 01, 08 e 22 de abril.
HORÁRIO: às 19h30 – 21h00.

DIURNO: 09 de abril.
HORÁRIO: às 11h00 – 12h30

 As vagas são limitadas, reserve a sua enviando um  email agora mesmo para: contato@intitutodemeditacao.com  

Veja qual o melhor dia para você e programe-se para começar a melhorar a sua produtividade no trabalho e qualidade de vida em geral.

 Venha nos visitar. Será um imenso prazer recebê-lo!


Se você já medita, ajude-nos a divulgar.

Obrigada!!