segunda-feira, 8 de julho de 2013

Meditação Para Melhorar a Qualidade das Emoções! Folha de S.Paulo

 

Estudo mede o efeito no corpo 

de sentimentos positivos gerados por uma técnica de meditação. Uma nova pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (EUA) conseguiu descobrir um dos mecanismos que fazem as emoções influenciarem a saúde física das pessoas. A ambição do estudo era medir o efeito da felicidade do corpo.

Os pesquisadores, liderados pela psicóloga Bethany Kok, do Instituto Max Planck para Ciências do Cérebro e da Cognição, demonstraram que emoções positivas levam a melhores conexões sociais e essas, por sua vez, melhoram a saúde física, o que aumenta a sensação de felicidade.

Para comprovar que essa "corrente da felicidade" atua diretamente no corpo, os pesquisadores mediram a atividade do nervo vago dos 65 participantes do estudo. Esse nervo craniano tem a função de transmitir informações sobre o funcionamento do corpo para o cérebro e coordenar as respostas reflexas dos orgãos, como batimentos cardíacos, respiração e contrações musculares.  A atividade basal (com a pessoa em repouso) do nervo vago de cada participante foi medida no início e no final do estudo, que durou 61 dias.

Durante a pesquisa, todos os participantes preencheram relatórios sobre a intensidade das emoções sentidas a cada dia, em uma lista de 20 emoções -de amor e serenidade a desprezo e ódio- e deram notas para as suas interações sociais conforme a intimidade e a conexão que sentiram ao se relacionarem com outras pessoas.

Em artigo publicado neste mês no jornal "Psychological Science"os pesquisadores afirmam que a percepção das conexões sociais é o mecanismo que faz com que as emoções  positivas melhorem a saúde física. E que técnicas de meditação são uma forma de criar esse círculo virtuoso: emoções, conexão social e boa saúde.


Fonte: Extraído do artigo publicado no jornal FOLHA DE SÃO PAULO, dia 21/05/2013.

 


PALESTRA GRATUITA 

Para que você possa conhecer a técnica da meditação transcendental, preparamos uma palestra de apresentação gratuita. Assim você pode esclarecer as suas dúvidas sobre a técnica e ver ser se identifica com ela antes de começar a praticar.

 

DATAS DAS PALESTRAS
EM JULHO

15 e 29 de julho
Horário: 19h30min.
Local: INM Jardins
Endereço: Rua José Maria Lisboa, 1326. Casa Evoé. São Paulo- SP.

PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO CONFIRMAR A SUA PRESENÇA ATRAVÉS DO EMAIL: contato@institutodemeditacao.com.br ou fone: 11 3073 0872.