sexta-feira, 26 de julho de 2013

SAIBA COMO MELHORAR A SUA PERFORMANCE NOS ESPORTES E A EVITAR LESÕES. RUNNER'S WORLD



FORA DA CAIXA
Corredores de verdade testaram quatro técnicas alternativas que podem ajudar você a melhorar a sua performance, livrar-se finalmente de uma lesão e ter uma relação mais prazerosa com a corrida.





MEDITAÇÃO

A proposta

Uma técnica promete melhorar a sua concentração e foco, ensinar a sua mente a superar a barreira da dor, turbinar a sua performance e tornar a corrida uma experiência mais positiva. Existem diversas técnicas de meditação, mas o objetivo principal é aquietar a mente.

Jim Rogers é ultramaratonista e professor de saúde e assistência social na Universidade de Lincoln, no Reino Unido e também professor de meditação. Ele afirma que existem paralelos entre esta atividade e a corrida. “Em ambas você naturalmente alterna seu foco entre a cabeça e o corpo”, explica ele. “Na meditação, o objetivo é simplesmente estar presente naquele momento, em vez de ficar distraído por pensamentos do que já aconteceu ou ainda está por vir”.  Pensamentos como “eu nunca vou conseguir terminar esta maratona” ou “como eu vou recuperar meu condicionamento depois dessa lesão?” . É diferente de “não pensar em nada”, trata-se de conectar a mente e o corpo.

Pesquisas realizadas na James Cook University, na Austrália, avaliaram a resposta hormonal de corredores de elite e pessoas que tinha bastante experiência com a prática de meditação e encontraram as mesmas elevações de um hormônio que tem efeito positivo no humor.

A cobaia

A britânica Rebecca Cox, corredora, personal treiner e “a pessoa menos espiritualizada que você possa imaginar”, afirma que a meditação deu a ela uma “arma secreta” na corrida de longa distância . Ela já havia completado 12 maratonas e não dava a menor bola para a onda “zen”. Mas, quando uma fratura por estresse no metatarso a obrigou a parar de correr, ela começou a procurar uma atividade que pudesse aliviar o estresse e afastar a frustração de ter que ficar parada. A atleta de 31 anos investiu na ioga, que lhe mostrou a importância da respiração e decidiu dar uma chance para a meditação.

“No começo, eu não conseguia ver como aquilo poderia ter alguma influência na maneira como eu corria”, diz. “Mas depois percebi que o objetivo de encontrar conforto em uma posição desconfortável poderia ser aplicado à corrida.” Especialmente o tipo de corrida que ela mais gosta: dias se arrastando pelo deserto e provas de 24 horas em trilha.

“A meditação também me ensinou a analisar cada parte do meu corpo durante a corrida, levando minha atenção a uma área de cada vez”, explica Rebecca. Depois de se recuperar da lesão, ela participou de uma prova a qual passou 24 horas correndo. “Foi lá que o que eu tinha apendido realmente fez sentido. Eu senti como se tivesse uma arma secreta”, afirma ela. “Nunca tinha corrido nem metade disso, mas naquele dia consegui percorrer 160 Km. Nem tinha percebido que estava com bolhas terríveis, levei minha mente para outro lugar. 




QUER CONHECER UMA TÉCNICA DE MEDITAÇÃO FÁCIL DE APRENDER E PRATICAR E, COMPROVADA CIENTIFICAMENTE?

O INM OFERECE A PRIMEIRA AULA DO CURSO GRATUITA PARA QUE VOCÊ POSSA SABER MAIS SOBRE A MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL.

ANOTE AS PRÓXIMAS DATAS:

Unidade Jardins - R. José Maria Lisboa 1326, casa Evoé.
Dia 29/07 às 19h30;
Dia 12/08/13 às 19h30;
Dia 26/08/13 às 19h30
Para reservar a sua vaga envie um email para: contato@institutodemeditacao.com.br

Para cursos diurnos entre em contato.

Em breve também Unidade Moema! 

Siga-nos no facebook





Trecho extraído de artigo publicado na revista RUNNER'S WORLD edição 56. Junho 2013.

Fonte da imagem: www.buscasaude.com.br