sexta-feira, 15 de julho de 2011

Meditação transcendental ajuda a melhorar a fluência verbal, mostra estudo de TDAH

Avaliações cognitivas de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) mostraram que o Programa de Meditação Transcendental ajudou a melhorar a fluência das palavras, o conceito de fluência baseado na linguagem, e a capacidade dos estudantes para mudar de um conceito para outro.
“Estas foram melhoras estatisticamente significativas”, disse a Dra. Sarina Grosswald, que dirige o Gabinete do David Lynch Foundation de TDAH, discutindo um novo estudo.
Medidas de fluência verbal incluiram um teste no qual os alunos foram convidados a dizer todas as palavras que poderiam pensar que começassem com uma letra específica, como 'B'.
"Não parece muito difícil, mas na verdade é um grau mais avançado de aprendizado",  explica a Dra. Grosswald, "porque exige que eles retirem da sua memória funcional uma palavra que comece com uma determinada letra, e eles precisam ter a capacidade de processá-la e se certificar de  que não é apenas algo que soa como ela, e há certas regras sobre quais as formas das palavras que eles podem usar - por isso, na verdade exige um grau mais avançado de aprendizado ou de resolução de problemas ".
A parte mais difícil do teste pede para que os estudantes alternem entre o nome de uma pessoa e o nome de um vegetal, ou o nome de um instrumento musical e o nome de uma peça de mobiliário.
"Esse aspecto de mudança é difícil para as crianças com TDAH. Eles não têm essa flexibilidade mental, portanto a capacidade de alternar é importante”, disse a Dra. Grosswald.
O estudo mostrou diversos benefícios práticos, incluindo melhorias na capacidade de se concentrar em trabalhos escolares, capacidade de organização, eficiência, capacidade de trabalhar de forma independente, melhor sono, e maior felicidade.*

*Fonte: http://www.mahamediaonline.com/newsDetails.jsp?Id=56972

Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?

Venha assistir a uma aula gratuita!!!
Segunda, 18 de julho de 2011, às 12h30 e às 20h30
Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Estacionamento mais próximo: Rua Iguatemi 252 (ROD estacionamento)
Confirme sua presença pelo tel. (11) 3073 0872 ou email contato@institutodemeditacao.com.br

Para maiores informações acesse http://www.institutodemeditacao.com.br/