sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Meditação transcendental é eficiente para reduzir o déficit de atenção e outras doenças*

Uma pesquisa publicada na revista especializada Mind & Brain, The Journal of Psychiatry, demonstraram a prática da meditação transcendental por crianças ajuda-os na redução transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O estudo foi desenvolvido pelos doutores Frederick Travis, Sarina Grosswald e William Stixrud. A pesquisa foi realizada tomando como amostra 18 crianças com TDAH com idades entre 11 e 14 anos e se identificou que depois de uma prática constante, num período de 3 meses, as crianças conseguiram reduzir significativamente os sintomas de TDAH, inclusive o grupo de controle, ao introduzir a prática de meditação transcendental em sua rotina diária. Aos seis meses de estudo, os sintomas foram ainda mais reduzidos conforme é possível ver no gráfico.


(...)

Outras doenças
De acordo com o site WeB, são muitos os benefícios que a Meditação Transcendental traz para a saúde, podem encontrar provas em mais de 300 artigos revisados. “A Meditação Transcendental está vinculada a mudanças no cérebro, ajuda a interromper a resposta do corpo ante o estresse. É muito útil para pessoas com problemas distintos que vão desde a ansiedade até a hipertensão arterial (HTA) e as doenças do coração. Foi realizado um estudo com 60 afro-americanos com hipertensão arterial, inclusive foi demonstrado a influencia que tem a Meditação Transcendental na redução de aterosclerose”, indica o artigo do WebMD.

O artigo também indica que foi mostrado que se consegue maior atividade cerebral durante a Meditação Transcnedental, assim como aumento das ondas alfa do cérebro, que estão vinculadas com o descanso e a reflexão. A Meditação Transcendental aumenta a coerência das ondas cerebrais, quer dizer, as diferentes partes do cérebro funcionam com maior harmonia. Assim pode conduzir maior concentração e competência. “Nos meditadores experimentados, esta resposta coordenada se manifesta em diferentes horas do dia”, explica Norman E. Rosenthal, MD, professor de psiquiatria clínica em Washington DC da Universidade de Georgetown.

Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?
Venha assistir a uma aula gratuita!
Segunda, 07 de novembro de 2011, às 20h30.
Endereço: Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.
(Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256)

CONFIRME SUA PRESENÇA pelo tel (11) 3073 0872 ou email contato@institutodemeditacao.com.br

Para maiores informações acesse o site www.institutodemeditacao.com.br