17/11/2011
A técnica da Meditação Transcendental pode reduzir significativamente a aflição psicológica em alunos de escolas públicas, de acordo com um novo estudo.
A descoberta sugere que uma técnica simples de meditação pode ser uma solução viável para reduzir o crescente estresse entre os estudantes.
O estudo, realizado com uma minoria de alunos em situação de risco do ensino secundário, mostrou uma redução de 36 por cento em sofrimento psíquico no geral. Reduções significativas também foram encontradas em traço de ansiedade e sintomas depressivos.
Um total de 106 alunos do ensino secundário participaram do estudo. Os resultados mostraram que ao longo de um período de quatro meses, os alunos que estavam praticando a Meditação Transcendental nas escolas, como parte do programa "Quiet Time”, apresentaram reduções significativas nos fatores de estresse psicológico em comparação aos controles.
“É vital começar a tratar os altos níveis de estresse emocional que estão sendo relatados por estudantes secundaristas e universitários. A diminuição do estresse pode ter um impacto positivo na saúde mental, e também pode reduzir o risco de hipertensão, obesidade e diabetes – principais fatores de risco para doenças cardíacas” -, disse o Dr. Charles Elder, principal autor do estudo sobre Meditação Transcendental, e investigador no Kaiser Permanente Centre for Health Research.
A pesquisa educacional também ligou o estresse dos estudantes com o comportamento negativo na escola e o mau desempenho escolar.
“Essas novas descobertas sobre a redução do estresse, juntamente com as pesquisas recentes sobre os ganhos de desempenho acadêmico, são uma tremenda promessa para a educação pública", disse Sanford Nidich, investigador principal e professor de educação na Maharishi University of Management.
“Há um crescente corpo de evidências mostrando que a Meditação Transcendental é fácil de implementar, como um programa educacional de valor agregado que promove a saúde emocional e aumenta rendimento escolar em estudantes em situação de risco", acrescentou Dr. Nidich.
O estudo foi publicado no Journal of Instructional Psychology.
“Essas novas descobertas sobre a redução do estresse, juntamente com as pesquisas recentes sobre os ganhos de desempenho acadêmico, são uma tremenda promessa para a educação pública", disse Sanford Nidich, investigador principal e professor de educação na Maharishi University of Management.
“Há um crescente corpo de evidências mostrando que a Meditação Transcendental é fácil de implementar, como um programa educacional de valor agregado que promove a saúde emocional e aumenta rendimento escolar em estudantes em situação de risco", acrescentou Dr. Nidich.
O estudo foi publicado no Journal of Instructional Psychology.
Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?
Participe da última aula gratuita de 2011!
Segunda, 19 de dezembro de 2011, às 20h30.
Endereço: Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.
(Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256)
CONFIRME SUA PRESENÇA: (11) 3073 0872/ contato@institutodemeditacao.com.br
Para maiores informações acesse www.institutodemeditacao.com.br