fonte ilustração: yoga journal
A meditação não é mais vista como uma prática “alternativa”, atualmente é classificada como técnica complementar ou integrativa, sendo associada cada vez mais em conjunto com tratamentos médicos.
Para a ciência médica a meditação é uma ferramenta “fundamental” de saúde, desenvolvendo o autocuidado, que complementa a eficiência curativa do nosso tempo.
Os primeiros estudos aconteceram no final do século passado, observando o efeito das técnicas contemplativas no funcionamento do cérebro.
Em 1970 as pesquisas se intensificam, pois foi publicado um artigo do Dr. Robert Keith Wallace, da Universidade da Califórnia, sobre meditação transcendental na revista Science – um dos veículos mais importantes sobre ciência do mundo. O resultado da pesquisa foi que o estado meditativo é diferente do estado de vigila, nele o consumo de oxigênio diminui, frequência cardíaca diminui e acontecem alterações nas ondas cerebrais.
Hoje universidades de ponta dedicam tempo e dinheiro ao assunto, avaliando os efeitos diversos casados pela prática da meditação.
As primeiras pesquisas concluíram que monges que meditam há muito tempo mostraram-se capaz de durante a meditação ativar mais áreas cerebrais com a habilidade de manter a atenção por mais tempo do que os não meditantes. No estado meditativo eles atingiam a frequência gama, que apesar de não ser bem clara quanto a suas características, dá uma nova informação que nos leva a entender que a meditação vai além de um processo de relaxamento (onde nos encontramos em frequência alpha).
A psicologia aponta a meditação como um instrumento para diminuir as angustias que causam sofrimento no homem contemporâneo. O psicólogo americano William James (influente no século XX) dizia que a realidade está onde você coloca a sua atenção.
"A prática da meditação nos ajuda a viver o momento presente e a construir uma vida de qualidade."
A matéria na integra se encontra na Revista Bons Fluídos n° 155, de fevereiro de 2012.
Nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2012 às 20h30, acontece no Instituto Nacional de Meditação nossa palestra gratuita, venha conhecer a técnica e se tornam também um praticante de meditação e obter os seus benefícios.
Confirme sua presença pelo tel.: (11) 3073-0872 ou e-mail: contato@institutodemeditacao.com.br
Localização: Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi.
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.
Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256.
Para maiores informações acesse o site www.istitutodemeditacao.com.br