sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MEDITAÇÃO AJUDA A FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO


Pesquisas concluem que a prática regular da meditação intensifica a atividade da enzima telomerase, que atua na defesa do organismo – amenizando o envelhecimento precoce reforçando o sistema imunológico.

 “A telomerase controla o tamanho dos telômeros. Estes são estruturas repetidas de DNA que protegem as extremidades dos cromossomos e evitam mutações genéticas. Os telômeros são como relógios, que regulam quantas vezes uma célula vai se dividir, e ficam menores a cada divisão celular.
Quando os telômeros ficam muito curtos, as células param de se dividir e começam a se degenerar, o que pode causar doenças relacionadas ao envelhecimento. Com o fortalecimento dessa enzima, portanto, o corpo humano pode atenuar o envelhecimento celular e suas consequências.
Para os pesquisadores, a resposta mais provável para justificar o efeito da meditação na reprodução celular está na redução do estresse. Segundo Clifford Saron, líder do estudo, a meditação é um mecanismo capaz de aumentar o bem-estar psicológico do indivíduo.
“E é esse estado, e não o ato de meditar em si, que age diretamente sobre a atividade da telomerase nas células do sistema imunológico, que são as reais responsáveis por promover a longevidade nas células", disse.
Outras pesquisas já relacionaram grave estresse psicológico com aumento de problemas de saúde, como doenças cardíacas, derrame e alguns tipos de câncer. Os altos níveis de hormônio liberados em situações de estresse são apontados como os causadores desses efeitos negativos.
A meditação, portanto, ajudaria a controlar o estresse e, consequentemente, ampliar as defesas do corpo. "Atividades que aumentam a qualidade de vida podem ter efeitos profundos no organismo de uma pessoa", conclui Saron.”

A meditação aumenta o bem estar do individuo. As pesquisas demonstraram que além do aumento das taxas de telomerase os meditantes apresentaram ainda: melhora na percepção, atenção e propósitos de vida, bem como diminuição das emoções negativas.

Meditantes tem suas defesas ampliadas e passam a lidar melhor com o stress, melhorando a sua qualidade de vida.

Conheça a meditação transcendental, uma técnica simples de aprender e fácil de ser praticada. Venha assistir uma aula gratuita e experimentar os benefícios da técnica.

Próxima segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012, às 20h30 - ou - sexta-feira, 02 de março de 2012, as 12h30.

Confirme sua presença pelo tel.: (11) 3073-0872 ou e-mail: contato@institutodemeditacao.com.br

Localização: Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi.
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.
Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256.
Para maiores informações acesse o site www.istitutodemeditacao.com.br