sexta-feira, 2 de março de 2012

A meditação pode nos salvar? (Matéria Fox News)


"Incertezas econômicas, divisão política – parece que a nossa nação e muitos de nós, individualmente, está agora sob mais estresse do que estamos preparados para lidar.
Não é nenhuma surpresa que um número crescente de pessoas estão se voltando para a meditação em busca de refúgio. E porque não deveríamos? É apenas o uso natural de nossas próprias mentes.
Uma técnica de meditação eficaz permite mergulhar profundamente e entrar em contato com nossas reservas de energia, paz e clareza para ajudar de uma maneira graciosa você realizar o que deseja alcançar na sua vida. Ela dissolve profundas tensões acumuladas que impedem a saúde.
Mas é mais do que isso: a meditação pode mostrar quem você realmente é. Não apenas na superfície, mas no fundo, onde residem maiores possibilidades de criatividade e inteligência, potencialidades inexploradas do coração e mente.

Ressurgimento

“Se a Meditação Transcendental fosse uma nova droga, conferindo a isso muitos benefícios, seria a maior droga mutibilionária de sucesso do mercado.” Ex-pesquisador sênior NIH Norman Rosenthal, MD.
Na década de 1970, a Meditação Transcendental se tornou um grande fenômeno cultural. Agora há uma nova onda crescente de interesse na técnica, mas por diferentes razões: porque há tanta investigação científica verificando seus efeitos.
Médicos e terapeutas estão cada vez mais recomendando a sua prática. Grandes empresários também estão oferecendo para seus colaboradores no processo de recursos humanos de seus negócios, tais como Oprah Winfrey e sua empresa, a Harpo Productions.
Os sistemas penitenciários nos EUA em outros países estão implementando o programa da técnica para os detentos. Centenas de escolas em todo mundo estão oferecendo programa de Meditação Transcendental para os alunos. Mas, principalmente, as pessoas estão aprendendo porque elas notam uma mudança positiva em alguém que eles conhecem que já praticam a técnica.
Do ponto de vista da saúde, a meditação pode salvar a sua vida: profundamente restauradora, rejuvenesce o corpo e a mente facilitando a cura.
Pesquisas patrocinadas pelo National Institutes of Health tem demonstrado que a técnica da Meditação Transcendental reduz ataques cardíacos e derrames em cerca de 50%. Ensaios clínicos mostraram que ela reduz o colesterol por 30 mililitros. “Se você estiver fazendo uso de medicação para o colesterol, você reduzirá em 30 mililitros. Mas isso aconteceu através da meditação sozinha.” Diz o Dr. Mehmet.
Além de reduzir os principais fatores de risco para doenças cardíacas, a meditação pode também salvar vidas, reduzindo a depressão e a ansiedade, como numerosos estudos tem mostrado.

Acalmando as águas

Aqui está a beleza da Meditação Transcendental: é uma prática para reduzir o estresse que transcende opinião pessoal, gostos e desgostos, as crenças e ideologias. Ela funciona com base em algo mais profundo e universal, a tendência natural da mente.
Nossas mentes naturalmente buscam mais liberdade e felicidade, um maior conhecimento. Esta técnica permite que você use essa alteração natural para a felicidade de uma forma especial, transformando a atenção para dentro e encontrando maior felicidade e paz dentro de você, satisfazendo a busca da mente.
Mas não é uma coisa egoísta. Mesmo que você faça por si mesmo, é uma das melhores coisas que você pode fazer para as pessoas ao seu redor.
A aeromoça nos diz, em caso de emergência, garantir a sua própria máscara de oxigênio primeiro. Se você não fizer isso, vai ser inútil para ajudar alguém. A meditação permite nos salvar da ressaca do estresse para que possamos ser suficientemente calmos e totalmente funcionais para os outros.

Superar as diferenças

A técnica da Meditação Transcendental é secular, é uma forma não religiosa de meditação que não envolve crenças. Muitas pessoas religiosas ao praticá-la descobre que se aprofundam na sua espiritualidade. Um amigo físico me diz que a meditação refina a sua apreciação da natureza. Todas as coisas que nos definem no mundo exterior perdem a capacidade de dividir-nos e nos familiarizamos com o mais profundo campo universal de ordem, na base do nível da mente-transcendental da vida que pertence a todos nós.
Meditação Transcendental não é uma seita. Não é estranho à nossa cultura, porque ela é baseada em princípios naturais da mente e do corpo que todos nós partilhamos. É uma técnica fácil que qualquer pessoa pode aprender, uma ferramenta que você pode usar para toda a sua vida e fica melhor com o envelhecimento. Ela ajuda você a ficar melhor ao passar dos anos, ficando com a mente, o corpo e o espírito mais jovens (e sim, há pesquisas sobre isso).

Tom McKinley Ball é um escritor para a Fundação David Lynch. Ele participou de um curso de formação para professores de Meditação Transcendental em 1975-76, onde estudou com Maharishi Manesh Yogi, e tem ensinado a técnica há 38 anos."


Aprenda a Meditação Transcendental e cultive uma vida nova, com mais saúde e felicidade.
Palestra gratuita próxima segunda-feira, 05 de março de 2012 às 20h30.


Confirme sua presença pelo tel.: (11) 3073-0872
ou e-mail: contato@institutodemeditacao.com.br