sexta-feira, 9 de março de 2012

Acalme a mente com a meditação! (Revista Viva Saúde de Março)

Fotos: Shutterstock.

Quando pensamos em alguém meditando, logo vem em nossa mente uma pessoa sentada, com as pernas cruzadas (posição de lótus), as mãos viradas para cima sobre o joelho e entoando um mantra em busca de concentração. Mas, para conseguir meditar não é preciso seguir padrões tão rígidos. Ligada, muitas vezes, a práticas religiosas, a meditação é uma técnica de relaxamento muscular e desenvolvimento mental, com origens milenares que também pode ser praticada sem vínculos espirituais.
Existem várias técnicas de meditação que produzem efeitos diferentes na mente e no corpo. Porém, estudos científicos comprovam que a meditação transcendental (MT) é eficaz contra diversos males, além de ser muito fácil realizá-la no dia a dia. Na MT não há cunho religioso ou místico, nem é necessário esforço físico, pois ela utiliza impulsos naturais do corpo humano para atingir o máximo relaxamento físico e mental.
Se as técnicas forem realizadas corretamente é possível “esvaziar” a mente focando um objetivo (respiração, mantra ou objeto) que possibilitam relaxar. “A meditação pode ser praticada duas vezes ao dia de 15 a 20 minutos, de olhos fechados, em um lugar tranquilo, com a ajuda de um mantra ou não. Ela leva a mente a um estado capaz de alcançar as camadas mais sutis do pensamento até se aquietar, e o resultado imediato é um repouso muito profundo”, diz Markus Schuler, professor da ONG Meditar (SP).
Há centenas de pesquisas em todo o mundo comprovando que com a meditação ocorre uma redução momentânea da atividade mental, dando condições para que a mente e a fisiologia repousem e o sistema nervoso inicie um processo de restauração e de reequilíbrio mental e físico, que proporciona um funcionamento ideal. Sendo assim, a MT melhora a saúde, confere maior clareza, calma, criatividade e capacidade de foco.
O praticante pode atingir um estado de relaxamento duas vezes mais intenso que o período de sono mais profundo, conhecido como R.E.M. (Rapid Eye Movement), tornando a mente mais tranquila e alerta. A meditação é recomendada para qualquer indivíduo acima de 10 anos e não há contraindicação, já que não existem efeitos colaterais.
Os resultados aparecem logo nas primeiras semanas. “Inicialmente, há uma redução da ansiedade e aumento da capacidade de concentração. Em seguida, há mudanças psíquicas e físicas e os mais frequentes estudos mostram melhora de quadros de hipertensão arterial e de dor crônica. Além disso, a meditação é uma ótima opção terapêutica”, explica Roberto Cardoso, autor do livro Medicina e meditação – um médico ensina a meditar (Editora MG Editores).

(O repouso profundo que é experimentado durante a prática da meditação é considerado mais eficiente do que um sono reparador, uma vez que permite que o corpo dissolva naturalmente o estresse e as tensões diárias do cotidiano)

Além dos diversos benefícios à saúde, a meditação constante proporciona uma melhora no ambiente profissional. Pesquisas internacionais relataram que os profissionais que meditavam demonstravam menos ansiedade e tensão, consumiam menos cigarros e bebidas alcoólicas, apresentavam melhor desempenho profissional e estavam satisfeitos com o trabalho e as relações pessoais.
Para os iniciantes na prática, os especialistas recomendam manter a musculatura relaxada, sentar-se em uma cadeira confortável, com os braços apoiados e realizar uma respiração diafragmática (inspirar e expirar distendendo e contraindo o abdome lentamente), pelo nariz, de forma silenciosa e harmônica, de uma forma tranquila e constante, buscando sempre encontrar o bem-estar e a paz interior.
Uma outra dica importante para os interessados em meditação é frequentar grupos e conhecer as técnicas mais adequadas ao seu estilo e se dispor a praticar diariamente. “Qualquer um pode meditar. É necessário que o hábito seja incorporado a rotina sem grandes traumas, tornando-se uma prática prazerosa e que seja fácil de manter no dia a dia”, afirma Juliana Brescovicci, professora de meditação do Instituto Nacional de Meditação (SP).

Quais são os principais benefícios para a saúde?
Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se:
● redução do estresse e ansiedade;
● aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho;
● diminuição da insônia e depressão;
● aumento de bem-estar e autoestima;
● estímulo da criatividade, inteligência e memória;
● fortalecimento do sistema nervoso e imunológico;
● redução da pressão arterial e de dores de cabeça;
● diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas ilícitas.



Veja Como o corpo reage à meditação
Há diversos estudos que relatam as alterações fisiológicas que ocorrem em pessoas que meditam. Na área cerebral, nota-se um aumento da integração e efetividade do cérebro e acontece uma ampliação das ondas cerebrais relacionadas ao relaxamento. Além disso, ocorre um menor gasto de oxigênio pelas células do corpo, redução da frequência cardíaca e diminuição da condutância elétrica da pele (devido ao relaxamento). “Em resumo, podemos dizer que o ato de meditar provoca uma redução do metabolismo e assim ocorre uma pronunciada desaceleração do funcionamento do corpo”, explica Cardoso.
O cérebro fica globalmente mais irrigado, aumentando a coerência e sincronia eletro-encefalográfica. Há ainda o aumento da concentração de dopamina, norepinefrina e serotonina (neurotransmissores), o que explica o aumento da sensação de prazer, motivação e energia após a prática da meditação transcendental. Também há uma redução dos hormônios do estresse.


*Reportagem publicada na revista Viva Saúde deste mês (número 107)

Aprenda a acalmar a mente com a Meditação Transcendental e experimente uma vida mais saudável e plena.

Compareça na palestra gratuita que acontece na próxima segunda-feira, 12 de março, às 20h30.

Confirme sua presença pelo tel.: (11) 3073-0872 ou (11) 8373-8511