sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MEDITAÇÃO PARA MUDAR O CÉREBRO


Não é de se estranhar a quantidade de estímulos que recebemos diariamente: pessoas falando, barulho de trânsito, estímulos visuais, e por aí vai. O estranho é pensar que estamos nos acostumando a esse caos externo, que sem dúvida alguma se tornam fatores de distração.
Nosso cérebro apresenta uma maior facilidade para se concentrar em uma experiência se consegue excluir tais estímulos que o distraem, caso contrário a atenção em vários focos simultâneos nos levam a um esforço mental maior.
A meditação “é uma estratégia privilegiada para favorecer a atenção, aguçar as capacidades cognitivas e encontrar centramento necessário para lidar de forma tranquila com o cotidiano”.
Estudos feitos na Califórnia concluíram que a meditação modifica o funcionamento do cérebro e da mente. Melhoram nossa capacidade métacognitiva, responsável por refletir sobre nossos próprios pensamentos e fundamental para nosso autoconhecimento, regulação emotiva e planejamento a longo prazo. A meditação torna mais clara quais percepções, sentimentos e ideias devemos prestar atenção ou simplesmente ignorar, nos levando a um “estado de consciência voltado para o presente”.
A Meditação Transcendental é umas das técnicas mais estudadas no meio científico, comprovando a modificação das estruturas cerebrais tanto quanto seu funcionamento.

Leia a matéria na integra na Revista Mente e Cérebro n°228, de janeiro de 2012.

Venha participar de uma palestra gratuita sobre a Meditação Transcendental e seus benefícios para o corpo, a mente e a alma.
Acontece no INM, nesta próxima segunda dia 06 de fevereiro de 2012, às 15h00 ou 20h30.

Confirme sua presença pelo tel.: (11) 3073-0872 ou e-mail: contato@institutodemeditacao.com.br

Localização: Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi.
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.
Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256.
Para maiores informações acesse o site www.istitutodemeditacao.com.br