sexta-feira, 22 de junho de 2012

Novas evidências sobre os benefícios da meditação



A meditação pode ser boa para a mente e a alma, dizem os especialistas, e está se tornando uma maneira mais comum para tratar problemas de saúde. Embora não seja totalmente compreendido o que muda no corpo durante a meditação, a prática tem sido demonstrada em vários estudos para aliviar o stress e melhorar os efeitos colaterais físicos de ansiedade.

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças referem-se a meditação como um conjunto de técnicas que podem ser praticados por várias razões, tais como para aumentar o relaxamento e tranquilidade física, melhorar o equilíbrio psicológico, lidar com a doença ou melhorar o bem-estar geral.

Como meditar

Especialmente para um iniciante, orienta-se procurar um local calmo, sem distrações. Encontrar uma postura confortável, um foco de atenção e uma atitude aberta são elementos gerais da prática.
Duas formas comuns são a meditação mindfulness e Meditação Transcendental. A meditação mindfulness é baseada nos ensinamentos budistas que envolvem concentrar a mente no presente. Uma pessoa deve sentar-se sozinha em silêncio, estar ciente de sua respiração e estar consciente dos pensamentos que vêm e vão.
A Meditação Transcendental é uma técnica diferente, é baseada em um mantra pessoal e é sugerida que se pratique de 15 a 20 minutos, duas vezes ao dia.

Os benefícios

Dois estudos recentes apresentados na reunião anual da Society of Behavioral Medicine mostraram que a Meditação Transcendental pode reduzir os sintomas de depressão e risco elevado de doença cardiovascular em adultos. Os estudos foram conduzidos em Charles Drew University e University of Hawaii. Os participantes em ambos os estudos que praticavam as técnicas de meditação mostraram redução significativa nos sintomas depressivos em comparação com aqueles que não meditavam.

"Qualquer técnica [como a meditação] não envolvendo medicação extra nesta população é uma ação bem-vinda", disse o Dr. Gary P. Kaplan, professor associado de neurologia na New York University School of Medicine. Mais pesquisas devem ser feitas sobre o uso de Meditação Transcendental na prevenção da depressão e em pessoas idosas que tiveram AVC ou tem doenças crônicas, disse Kaplan.

Outro estudo, publicado na edição de julho da revista Psychological Science, mostrou que a meditação diária ajuda a aumentar o tempo de atenção das pessoas. Trinta participantes do estudo foram em um retiro de meditação de três meses, e suas capacidades de atenção foram testadas em um programa de computador durante toda a viagem. A atenção melhorava na medida em que as pessoas iam meditando mais e mais.

A meditação também está se tornando mais comum no tratamento de artrite. Em um estudo publicado na edição de junho do jornal científico Pain, os pesquisadores descobriram que pessoas que meditavam regularmente, quando confrontadas com a possibilidade de um tratamento a laser doloroso, sentiram melhora significativa na sensação da dor.

"A meditação treina o cérebro para ser mais focada no presente e, portanto, gastar menos tempo antecipando futuros eventos negativos." O cérebro recebe informações e a mente dá o sentido de tudo - se as pessoas são capazes de parar suas preocupações e julgamentos, a mente se aquieta, e o cérebro pode voltar ao seu trabalho.


 

 Venha entender mais sobre os benefícios da MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL  na nossa próxima palestra gratuita, uma boa oportunidade para esclarecer suas dúvidas e se surpreender com a simplicidade da técnica.


PRÓXIMA PALESTRA GRATUITA - MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL

Segunda-feira dia 25 de junho às 20h30.

Confirme sua presença pelos tels.: (11) 3073-0872 - (11) 8373-8511 ou pelo e-mail contato@institutodemeditacao.com.br