sexta-feira, 13 de julho de 2012

Menos ação, mais meditação!

Fonte: Jornal “El País” – 2012

A pressa e o barulho constante vindo de fora desviam a nossa atenção e energia. Aos poucos a meditação nos oferece benefícios cognitivos e psicológicos. 

A meditação é o caminho para acalmar e silenciar a complicada inquietação da mente. Meditamos para restaurar o estado da nossa verdadeira natureza interior para viver em harmonia. Abre-nos para a compreensão intuitiva e um elevado grau de concentração, que não se baseia no pensamento racional. É uma forma de silenciar os ruídos que distraem nossa atenção e energia constantemente.

A meditação oferece muitos benefícios cientificamente testados. Uma equipe de psiquiatras, do Massachusetts General Hospital realizou um estudo que documenta como a prática da meditação afeta positivamente o nosso cérebro. De acordo com os resultados, publicados na Revista de Psiquiatria, seguir um programa de meditação durante oito semanas pode levar a mudanças positivas significativas em regiões do cérebro associadas com a memória, autoconhecimento, empatia e stresse. O que até agora pertencia ao reino espiritual e nos transforma fisicamente pode melhorar a nossa saúde e bem estar.

"Embora a prática da meditação esteja associada com um sentimento de tranquilidade e relaxamento físico, os médicos disseram que a meditação também proporciona benefícios cognitivos e psicológicos que persistem ao longo do dia", diz o psiquiatra Sara Lazar, autor do estudo.
A meditação nos dá a experiência de serenidade e concentração essencial para a construção de uma confiança em si mesmo e nos outros.

Devido a nossa dependência à ação, vemos o valor de se sentar em silêncio contemplativo por um tempo. A meditação fornece resultados perceptíveis em pouco tempo. Existem diversas técnicas de meditação, todas com a mesma intenção: aquietar a mente.

Em suma, não há desculpas para não meditar. 

Para começar, crie um lugar de paz. Reserve um lugar em casa que seja confortável, apesar de não ser necessário um local específico podemos nos beneficiar do espaço que criamos para favorecer o processo meditativo, criando um novo habito tanto externo quanto interno.

Aos poucos, a sua atenção desperta minimizando as distrações mentais ou externas. Preste atenção nos seus pensamentos, não julgue, apenas observe. Sinta a sua presença. A meditação trás a possibilidade de criar uma natureza interna de paz, calmaria e tranquilidade.

Venha entender como a MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL pode beneficiar seu cérebro e seu organismo como um todo.


PRÓXIMA PALESTRA GRATUITA - MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL

Segunda-feira dia 16 de julho às 20h30.
Confirme sua presença pelos tels.:  (11) 3073-0872 -  (11) 8373-8511 ou pelo e-mail: contato@institutodemeditacao.com.br

http://www.institutodemeditacao.com.br/