sexta-feira, 13 de maio de 2011

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: Medicar ou Meditar?


Há uma crescente preocupação sobre os efeitos colaterais negativos e resultados de saúde a longo prazo associados com medicamentos para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (“TDAH”). Pesquisas inovadoras estão demostrando a eficácia da técnica da Meditação Transcendental como uma abordagem sem uso de drogas para o tratamento de TDAH.

TDAH e o cérebro
Os neurocientistas e pesquisadores nos dizem que um desequilíbrio no funcionamento do cérebro pode causar sintomas de TDAH. O cérebro é composto por milhões de células que continuamente se comunicam entre si, enviando sinais (sinapses) através dos espaços entre as células cerebrais. As moléculas mensageiras que transportam estes sinais são chamadas de neurotransmissores. Os neurotransmissores dopamina, norepinefrina e serotonina regulam pensamento, hiperatividade, impulsividade, falta de atenção, memória, emoções e depressão.


Como os medicamentos funcionam
Os ingredientes ativos nos medicamentos mais usados para tratar TDAH são anfetaminas. Como estimulantes poderosos, essas anfetaminas aumentam artificialmente a quantidade de determinados neurotransmissores no cérebro, acelerando a atividade cerebral. Isto é de grande preocupação para pesquisadores, médicos e pais. Segundo os pesquisadores, quando a droga inunda o cérebro com esses neurotransmissores produzidos artificialmente, a capacidade do cérebro para produzir esses neurotransmissores por si só é diminuída. Isso pode 
fazer com que o cérebro suprima o crescimento natural e o desenvolvimento das células cerebrais que produzem as redes neurais. Dessa forma, não é dada chance ao cérebro jovem de se desenvolver por conta própria e amadurecer normalmente.

Como funciona a meditação
Ao contrário das drogas, a técnica da Meditação Transcendental não apenas trata os sintomas, como também influencia a causa do distúrbio. Isto significa que a técnica não cria apenas um efeito temporário, mas pode melhorar a condição permanente, reduzindo o estresse e estabelecendo um funcionamento do cérebro mais eficiente e ordenado. Estudos científicos publicados em periódicos de prestígio, como o International Journal of Neuroscience , Psychophysiologyand e outros, demonstraram que a técnica da Meditação Transcendental cria "coerência EEG" (
coerência simples entre o sinal de estimulação e o eletroencefalograma) de forma generalizada em todas as áreas do cérebro. O equilíbrio pessoal depende do funcionamento eficiente e ordenado do cérebro. Os cientistas descobriram que o cérebro funciona melhor com a prática diária de Meditação Transcendental, ocasionando melhora no QI, na criatividade, na compreensão, na memória e no desempenho acadêmico. Pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental costumam relatar sentir alívio imediato da ansiedade e da hiperatividade, assim como maior capacidade de concentração e foco em sua vida diária. Sob a supervisão de seus médicos, os pacientes com TDAH são capazes de reduzir ou eliminar a medicação dentro de um período de 3 a 6 meses.

Como a técnica da Meditação Transcendental é diferente

A técnica da Meditação Transcendental é única. Ao contrário de todas as outras formas de meditação, se distingue pela sua falta de esforço, naturalidade e eficácia profunda. A técnica é praticada por 15-20 minutos duas vezes por dia, enquanto se está sentado confortavelmente com os olhos fechados. Não demora anos para dominar e pode ser facilmente aprendida por qualquer pessoa, inclusive crianças, em poucos dias. A técnica não tem qualquer caráter religioso e não demanda nenhuma mudança no estilo de vida ou crença. Da mesma maneira, não é necessário nem mesmo acreditar em sua eficácia para que ela funcione. Isto porque a prática é simples, você não tem que ser capaz de se concentrar ou mesmo ficar parado.
A técnica da Meditação Transcenental viabiliza uma sensibilização para resolver naturalmente o lado interior do indivíduo, livrando a mente de preocupações cotidianas e a levando a um estado de alerta descansado. Durante a prática, o corpo adquire profundo relaxamento; mais profundo do que o relaxamento normal ou aquele conduzido por outras práticas de meditação. Mais de 350 estudos de investigação científica comprovaram a eficácia da prática da técnica da Meditação Transcendental, o que a torna a prática de corpo-mente mais eficaz para diminuir a ansiedade e a depressão e promover a auto-realização.

Pessoas com TDAH e outros distúrbios de aprendizagem estão se voltando para a técnica da Meditação Transcendental em números crescentes e encontrando alívio de tensão e inquietação dentro de poucos dias. Muitas dessas pessoas têm procurado aconselhamento e outras formas de meditação, sem contudo alcançar os resultados desejados. Com a prática regular da Meditação Transcendental, estas pessoas têm sido capazes de acabar com sua dependência em medicamentos, enquanto prosperam em suas atividades escolares ou profissionais pela primeira vez em suas vidas.*

Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?

Venha assistir a uma aula gratuita!!!
Segunda, 16 de maio de 2011, às 20h30min
Rua Iguatemi, n.º 284 - Travessa Roberto Douglas Machado - Casa 10
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Estacionamento mais próximo - Rua Iguatemi, n.º 252 - ROD estacionamento

Confirme sua presença!