sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pesquisa mostrou que a Meditação Transcendental pode ajudar a aliviar a depressão



Se você vai ao seu médico com sintomas de depressão, haverá chance de ser prescrita alguma forma de medicação anti-depressiva ou psicoterapia, ou talvez uma combinação de ambos. No entanto, um estudo recente destacou os efeitos benéficos que a meditação transcendental pode ter sobre a depressão e em um espaço relativamente curto de tempo.

Um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), envolveu 36 pacientes com os quais tinham sido diagnosticados com depressão clínica. Um segundo estudo realizado pela Universidade do Havaí, envolveu 112 pacientes com doença cardíaca que foram considerados em risco de sofrer de depressão.

Em todos os estudos os participantes eram solicitados a realizar a meditação transcendental, duas vezes por dia, durante 20 minutos ou para seguir um programa de educação bem-estar. Os que seguiram o programa de educação em saúde serviram de grupo controle.

Os sintomas de depressão foram medidos no início do estudo, mais uma vez em 3 meses, nove meses e um ano depois.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que realizam a meditação transcendental tiveram uma redução muito maior nos sintomas de depressão do que no grupo controle e logo após um período de apenas três meses os sintomas de depressão diminuíram quase 50 por cento.

Os participantes que tiveram a doença do coração também sentiram os aspectos positivos da meditação, mesmo embora eles não tivessem sido realmente diagnosticados com depressão. Acredita-se que meditação transcendental é útil não apenas para a depressão, mas também para aliviar a ansiedade e o estresse.

Os pesquisadores acreditam que os efeitos positivos da meditação são provocados pelos ajustes reais na química do corpo e os níveis de serotonina. A serotonina é o neurotransmissor químico identificado como responsável por efeitos positivos relevantes sobre a depressão.

Hector Myers da UCLA e co-autor de um dos estudos, disse que os resultados foram encorajadores e fornecem suporte para testar a eficácia da Meditação Transcendental no tratamento da depressão clínica.

No entanto, nós temos um pouco a percorrer antes de ir ao nosso médico e obter instruções sobre como meditar, como componente do nosso tratamento para a depressão. No entanto, nesse meio tempo ele poderia ser útil como uma técnica de auto-ajuda.

A meditação transcendental é uma prática antiga que envolve sentar-se calmamente enquanto repetindo silenciosamente o 'mantra' , mais e mais uma vez. Acredita-se induzir sentimentos de calma e de "paz interior" e se tornou bastante popular no Ocidente no decurso dos anos sessenta.

Os resultados dos estudos foram apresentados na Reunião Anual da Sociedade de Medicina Comportamental em Seattle, em abril de 2010.

Quer saber mais sobre a Meditação Transcendental?

Venha assistir a uma aula gratuita de introdução à técnica da Meditação Transcendental.

Confirme sua presença!

11 3073 0872