Na minha observação, é comum que ambos os membros de um casal aprendam a meditar. Às vezes, um casal irá abraçar a Meditação Transcendental como uma nova atividade interessante, ou talvez na esperança de reduzir o estresse. Casais relatam terem encontrando prazer em meditar juntos, criar juntos uma zona de calma em um dia turbulento. Em geral, atividades compartilhadas de natureza agradável tendem a produzir harmonia para qualquer casal, mas isso é especialmente verdadeiro para a Meditação Transcendental, porque a própria atividade reduz o estresse. Apesar da discórdia entre duas pessoas ter uma base no desacordo genuíno, muitas vezes pode resultar do - ou ser agravada pelo - estresse alheio, o que torna difícil para um casal ouvir um ao outro. Em vez disso, eles tendem a ficar irritados e mal-humorados, transformando montículos em montanhas.
É fácil ver como meditar juntos pode produzir harmonia. Mas que efeitos, podem ser esperados se apenas uma pessoa medita? Poderia ainda aumentar a harmonia do resto da família ou grupo? Jim Dierke, diretor da Visitacion Valley em São Francisco, disse-me que após o programa de Meditação Transcendental ter sido introduzido na sua escola, o pai de um de seus alunos lhe perguntou: "O que você está fazendo com o meu filho? Ele não está mais chegado em casa e batendo no seu irmão." Assim, o irmão estava se beneficiando por tabela dos efeitos salutares sobre o aluno de Dierke. Esse é um pequeno exemplo, algo que provavelmente acontece repetidas vezes quando as pessoas aprendem a meditar e tornam-se menos estressadas. Outros se beneficiam.
Faz sentido que quanto mais pessoas dentro de um grupo comecem a meditar, o impacto será maior. Aprendemos, por exemplo, como a atmosfera nas escolas e em presídios foi transformada por programas de Meditação Transcendental. Uma escola que tinha sido um caótico campo de batalha tornou-se "uma ilha de tranquilidade em um mar de problemas." Lembre-se da história de como uma classe de presos ameaçadores da prisão em San Quentin tornou-se silenciosa e diligente, sob a tutela do temperamento de George Ellis, o pequeno homem, calmo e auto-confiante que sorriu para as suas ameaças. Tendo ouvido tantas histórias de pessoas tão diversas, eu não poderia chegar a outra conclusão além desta: a Meditação Transcendental pode trazer calma e paz a qualquer grupo no qual um ou mais participantes meditam – e quanto mais meditantes melhor.
E, então, sobre a sociedade como um todo? A meditação poderia ajudar aqueles fora do âmbito imediato da pessoa ou das pessoas que meditam? Essa tem sido uma das afirmações mais fascinantes e controversas da Meditação Transcendental. *
* Fonte: tradução livre de trecho da obra Transcendence,de Norman E. Rosenthal.
Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?
Venha assistir a uma aula gratuita!
Segunda, 05 de setembro de 2011, às 20h30.
Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.
Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256 (Hotel Transamérica).
CONFIRME SUA PRESENÇA pelo tel (11) 3073 0872/ (11) 8373 8511 ou email contato@institutodemeditacao.com.br