sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mulheres e Estresse: Porque nós meditamos

Mulheres e Estresse: Porque nós meditamos*
Por Jeanne Ball

Níveis de estresse entre as mulheres têm aumentado continuamente nos últimos cinco anos, superando os homens, diz pesquisa realizada em 2010 pela American Psychological Association. Cinquenta por cento das mulheres que participaram da pesquisa disseram que perdem o sono à noite por causa do estresse e relataram que a fadiga interfere com a sua força de vontade para se exercitar, escolher melhor os hábitos alimentares ou fazer alterações no estilo de vida.
Outros estudos têm apontado que quase o dobro das mulheres em relação aos homens são afetadas pela depressão e pela ansiedade. Não é de se admirar que o ato de fechar os olhos e mergulhar para dentro de si – para um lugar onde o estresse e a fadiga se dissolvem – ganhou um apelo muito difundido entre as mulheres.
As aulas de meditação que ministro para mulheres me mostraram que mais e mais mulheres estão dando um enorme valor para momento do silêncio. Quando uma típica aula começa, as mulheres desligam seus celulares e conversam umas com as outras enquanto vão sentando em seus lugares.
“Mal saí do escritório”, diz uma advogada, esticando as pernas.
“Desculpe o atraso, tive que deixar as crianças”, compartilha uma mãe de quatro filhos.
A meditação começa e o ar muda rapidamente. Um silêncio palpável enche a sala enquanto o grupo se acomoda interiormente, seu mundo de preocupações suavemente vai ficando para trás.
Depois de apenas algumas aulas elas já podem facilmente meditar por conta própria em casa, durante uma pausa no trabalho – em qualquer lugar. Embora estas mulheres tenham horários lotados, a meditação duas vezes ao dia se tornou uma parte essencial de sua rotina.  

Porque elas vêm
Mulheres que freqüentam a minha conversa introdutória semanal sobre a técnica da Meditação Transcendental são de todas as idades e origens. A maioria realmente está buscando alívio do estresse diário, mas elas também vêm para obter ajuda com a depressão e a ansiedade crônica. Algumas estão lutando contra o vício. Outras foram enviadas pelo seu médico por causa da hipertensão. Muitas procuram se conectar com uma parte mais profunda de seu Ser – algo sublime dentro delas que elas intuitivamente sabem que existe, se elas pudessem encontrar uma maneira de acessá-lo.
A beleza da meditação é que serve a todas essas mulheres.
Durante a meditação a mente pode transcender seu estado ocupado e agitado e experimentar o silêncio interior, o corpo relaxa e o estresse enraizado se dissolve. O processo de transcender leva a atenção ao nível mais profundo da mente, uma fonte interior de energia e inteligência. Como resultado, todos os aspectos exteriores de nossa vida são enriquecidos. É como quando você rega as raízes de uma flor: as pétalas, o caule e as folhas, tudo fica nutrido de dentro para fora.
Outra forma de compreendê-la é por meio da função cerebral. Uma pesquisa neurocientífica descobriu que durante a Meditação Transcendental o cérebro se torna mais coerente e integrado – todas as diferentes partes do cérebro trabalham melhor em conjunto, como um todo. Seu cérebro regula todos os outros sistemas do corpo, dizem os neurocientistas. Um funcionamento mais eficiente do cérebro, naturalmente, resulta em corpo e mente saudáveis, mais capazes de enfrentar e superar o estresse.

O meu tempo irrevogável – e é totalmente altruísta
Acho que as mulheres hoje em dia não precisam ser convencidas de que elas precisam de mais descanso e rejuvenescimento. Mas muitas precisam de uma garantia de que não há problema em tomar um tempo só para elas.
A aeromoça nos diz: “Coloque a sua própria máscara de oxigênio primeiro e depois ajude seu filho”. Pelas mesmas razões, como mulheres precisamos ter tempo para meditar e nos nutrirmos de dentro, então teremos os meios para cuidar e dar aos outros.
Todas nós sabemos que a meditação é um poderoso alívio do estresse, e que quando estamos menos estressadas estamos mais emocionalmente disponíveis. Mas o mais importante, pesquisas mostram que a meditação eficaz pode beneficamente causar um impacto na pressão arterial alta, colesterol elevado e resistência à insulina, os três principais fatores de risco para doenças cardíacas. Uma pesquisa financiada pelo National Institute of Health descobriu, surpreendentemente, que as pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental tiveram 50% menos incidentes de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em comparação aos controles. Porque a doença cardíaca é a causa número um de morte entre as mulheres, aqui está mais um caso evidente de como a meditação pode ajudar a garantir que você estará lá para os outros.

Ativando seu “GPS interior”
Muitas de nossas decisões são baseadas em sentimento ou intuição. No entanto, o estresse e a fadiga podem ofuscar a nossa mente e bloquear a nossa capacidade de acessar nossos melhores sentimentos e tomar decisões corretas. A meditação pode nos permitir a despertar mais sutilmente os níveis mais poderosos da mente - o lugar profundo dentro de nós onde a verdade habita. Mesmo meditantes novos relatam que melhora sua percepção e eles começam a enxergar melhor. É como se estivéssemos ativando um confiável sistema de navegação embutido dentro de nós.
Voltando para minha aula de meditação: o tempo passa sem muita consciência do corpo ou do ambiente, tão absortas estão essas mulheres em seu ser interior. Peço ao grupo para abrir lentamente os olhos e a sala começa a se agitar.
Emergentes da meditação refrescadas e recarregadas, elas tendem a demorar um pouco no silêncio pacífico. Alguém diz: “Carambra, eu precisava disso.”
Elas estão prontas para buscar seus filhos ou para no mercado ou voltar para o escritório. Suas responsabilidades são as mesmas, mas todas dizem que algo está diferente em sua vida depois que aprenderam a meditação.
“Eu me sinto menos ansiosa.”
“Eu posso ver o que é realmente importante.”
“As pessoas não me dão nos nervos.”
“Me pego cozinhando algo novo – me sinto criativa novamente.”
Profundamente dentro de todos nós é um lugar secreto de consolo e renascimento, e, com um pouco de orientação e uma técnica eficaz, qualquer mulher pode tocar sem esforço dentro disto e ganhar força, energia e sabedoria para ser quem ela quiser ser.  

Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?

Venha assistir a uma aula gratuita!

Segunda, 12 de setembro de 2011, às 15h00 ou 20h30.

Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.
Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256 (Hotel Transamérica).

CONFIRME SUA PRESENÇA: (11) 3073 0872/ contato@institutodemeditacao.com.br  


Para maiores informações acesse www.institutodemeditacao.com.br