sábado, 27 de outubro de 2012

EVIDÊNCIAS MOSTRAM QUE A MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL PREVINE DOENÇAS DO CORAÇÃO



Doenças cardiovasculares, a assassina número um do mundo, muitas vezes pode ser evitada com técnicas de redução do estresse e abordagens complementares e alternativas, e novas evidências mostram os efeitos benéficos de uma técnica popular, chamada Meditação Transcendental (MT), sobre o coração.

Uma recente pesquisa cientifica detalha o impacto cardiovascular da MT em jovens e adultos mostra que ela tem um efeito integrado, holísticos efeitos em todos os níveis das doenças cardiovasculares. Alguns dos resultados são:

Em adolescentes,  concluiu-se que a técnica da MT reduziu a pressão arterial, melhorou a estrutura do coração e o comportamento escolar. De acordo com o estudo, a técnica tem mostrado ser uma alternativa segura. O NIH- Instituto Nacional de Saúde- patrocinou estudos clínicos conduzidos com MT mencionam nesta revisão que não observaram quaisquer efeitos adversos da prática da MT.

Nos adultos, a técnica reduziu hormônios do estresse e outros sintomas fisiológicos de estresse e produziu uma recuperação mais rápida ao estresse, diminuiu a pressão arterial e a utilização de medicação de pressão arterial, reduziu as dores no coração em pacientes com angina, desobstruiu as artérias, reduzindo o risco de infarte, melhorou a distancia andada em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, e diminuiu o uso de álcool e de tabaco, ansiedade, depressão, e uso de serviços de saúde e despesas médicas. A técnica também reduz o risco de morte por doenças do coração, câncer, e todas as causas.

Os autores deste estudo ressaltam a importância da inclusão de tais abordagens alternativas baseadas em evidências em programas de bem-estar promovidos pela iniciativa privada e pelo governo com o objetivo de prevenir e tratar doenças cardiovasculares.

"Estes resultados têm implicações importantes para a inclusão do programa de Meditação Transcendental em esforços médicos para prevenir e tratar doenças cardiovasculares", diz o Dr. Vernon Barnes, autor e pesquisador da Georgia Health Sciences University, em Augusta, Geórgia.

A técnica da MT não utiliza qualquer forma ativa da concentração ou contemplação, mas permite que a mente facilmente experimente o processo de pensar em níveis mais refinados até que o pensamento alcance um estado calmo e sem qualquer atividade mental. A mente está desperta dentro de si mesma e o corpo está descansando profundamente, em um nível muito mais profundo do que o sono profundo. É este estado de alerta em repouso que permite que o corpo faça os reparos necessários para reequilibrar o seu funcionamento normal. Este processo cumulativo ”reseta” a fisiologia e resulta em redução dos sintomas de doença cardiovasculares e melhoria da saúde.



Quer saber mais detalhes sobre a técnica e como praticar?
Participe da nossa palestra gratuita.

Dia: 29/10/12 - Segunda-feira.
Horário: 19h30min.
Local: Instituto Nacional de Meditação
Rua José Maria Lisboa, 1.326. Jardins, São Paulo-SP

Veja a nossa agenda completa no site.

Confirme a sua presença através do email: contato@institutodemeditacao.com.br

Quer receber nossa newsletter? Cadaster-se aqui.