domingo, 14 de outubro de 2012

Meditação Transcendental Para Tratar Hipertensão, diz estudo



Pesquisa foi feita com grupo de negros com o problema nos EUA.
Trabalho pode ajudar a validar terapia alternativa.

Pesquisadores americanos descobriram que a prática de meditação transcendental pode ser uma opção no tratamento da hipertensão arterial. O trabalho foi realizado no estado americano de Iowa, em uma população de afro-americanos. O grupo foi escolhido devido a altos índices de ocorrência de hipertensão entre os negros, com as conseqüências habituais do problema como acidentes vasculares cerebrais, infartos e insuficiência renal.

Para chegar à conclusão de que a meditação pode ser eficiente, mais de cento e cinqüenta pacientes em tratamento de hipertensão foram divididos em grupos que, além da medicação, receberam: aulas de alongamento e exercícios, participaram de sessões de meditação transcendental ou somente receberam orientação educativa sobre a doença. Os participantes foram acompanhados por um ano, com medições periódicas dos níveis de pressão arterial.

O grupo da meditação transcendental foi o que conseguiu melhores resultados, que perduraram por todo o ano de acompanhamento. Além de baixarem os níveis de pressão, a meditação foi capaz de fazer com que aqueles que a praticavam precisassem de menos medicamento para obter sucesso no tratamento. As mulheres apresentaram resultados ligeiramente superiores aos homens, porém foram também mais aplicadas nas aulas de meditação.

Apesar de o trabalho ter sido realizado em um grupo populacional específico, os especialistas acreditam que os resultados podem ser reproduzidos em qualquer grupo de pacientes. A busca e a utilização de tratamentos alternativos, desde que com eficácia comprovada cientificamente, podem ser alternativas mais baratas de tratamento em uma medicina com custos cada vez mais elevados.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/atividades-alternativas/4358-meditacao-transcendental-para-tratar-hipertensao-diz-estudo

Existem diversas técnicas de meditação, cada qual produz diferentes efeitos no cérebro e na fisiologia do praticante.

Conheça a meditação transcendental, a técnica mais pesquisada e comprovada cientificamente!

Participe da próxima Palestra de Apresentação Gratuita, 
Saiba mais sobre o método, benefícios, cursos e valores.

Próxima data: 
Segunda-feira, dia 15 de outubro às 19h30

Local: Rua José Maria Lisboa, 1.326. Jardins, São Paulo-SP
Entre as ruas: Al. Ministro Rocha Azevedo e R. Padre João Manuel.
Confirme a sua presença: contato@institutodemeditacao.com.br
Veja outras datas no nosso site.