quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ATLETAS DA MENTE - Revista Planeta


Os incríveis efeitos da meditação no cérebro e na psique
Pesquisas científicas estão comprovando aquilo que os iogues e monges já sabiam há milênios – a meditação é muito mais do que uma simples técnica de relaxamento; a prática regular da meditação altera as estruturas neuronais do cérebro, estimulando as emoções e sentimentos positivos e incrementando as capacidades da mente.

A meditação é objeto de interesse crescente na medicina. Sua indicação está se tornando cada vez mais comum no tratamento e prevenção de doenças imunológicas, do sistema cardiorrespiratório, dos distúrbios do sono, do estresse, da dor. Médicos começam a adotá-la como técnica complementar no controle da hipertensão e arritmias cardíacas. Desde que foi capa da Time, em 2003, o assunto tem sido freqüentemente veiculado pela mídia – como o recente Globo Repórter que mostrou a prática de meditação por médicos e enfermeiros do Hospital de Apoio de Brasília.

Neuroplasticidade
Os estudos publicados em revistas científicas também se multiplicaram nas últimas décadas. Particularmente nos Estados Unidos, mas também no Brasil – em instituições respeitadas como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Albert Einstein e a Universidade de São Paulo (USP).

Neuroplasticidade é palavra-chave das pesquisas mais atuais. O termo refere-se
à capacidade de o cérebro mudar sua estrutura e função – os circuitos neuronais mais usados se expandem e fortalecem, ao passo que aqueles não usados, ou usados raramente, se encurtam e enfraquecem. “Espera-se que, aprendendo a fomentar e controlar a neuroplasticidade, ela possa trazer benefícios em casos de doenças degenerativas e imunológicas, e lesões por trauma e vasculares”, observa João Radvany,neurologista, psiquiatra e neurorradiologista do Hospital Albert Einstein.

Radvany prepara-se para dar início a uma pesquisa, financiada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Einstein, que tem como objetivo verificar os efeitos da meditação na atenção e concentração de um grupo de médicos. O estudo será feito em colaboração com Edson Amaro Jr., coordenador de pesquisa em neuroimagem no IEP, e Elisa Kozasa, pesquisadora em técnicas de meditação da Unidade de Medicina Comportamental da Unifesp, com o uso da técnica de ressonância magnética funcional, que permite verificar as áreas ativadas no cérebro durante a prática.


Mais de 600 pesquisas científicas sobre a Meditação Transcendental foram conduzidas em instituições, como Harvard, UCLA e Stanford. Os resultados incluem:

·         Aumento da criatividade;
·         Capacidade de resolver problemas;
·         Diminuição da ansiedade e da depressão;
·         Aumento da autoconfiança;
·         Normalização da pressão arterial;
·         Aumento de memória e de concentração;
·         Diminuição de dores de cabeça.

O que você está esperando para começar?
É hora de treinar o cérebro e prevenir doenças!

Aulas de apresentação Gratuita:

Segundas-feiras, às 12h30min e às 20h30min.

Mais informações no site: www.institutodemeditacao.com.br
Tels.: 11 3073 0872/ 3020 5699 

Local: Sede oficial do Instituto Nacional de Meditação – INM

Endereço: Rua Iguatemi nº 284, na Travessa Roberto Douglas Machado, casa 10. Itaim Bibi – SP.

Estacionamento mais próximo: Rua Iguatemi 252.