terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O que é a Meditação Transcendental?

A Meditação Transcendental é uma técnica mental que não requer esforço, pela qual se experimenta um estado de profundo relaxamento duas vezes mais intenso que no período de sono mais profundo, tornando a mente mais calma e alerta. Os cientistas nomeiam esse estado como um "repouso em alerta". Após a aprendizagem da Meditação Transcendental, você experimenta esse repouso em alerta e, em poucos dias, a calma e o estado fresco da mente e corpo mostram-se na atividade diária, por meio da melhora do foco, eliminação do cansaço, aumento da paz interior, alcançando-se um melhor equilíbrio pessoal e profissional.


Essa técnica não possui nenhum contexto religioso ou filosofia e não requer mudança de estilo de vida. Pode ser praticada em casa, trabalho ou até mesmo em locais públicos, pois não envolve controle da mente, respiração, posturas físicas ou concentração. Crianças, adultos e idosos linkar com programas podem praticá-la e facilmente aprendê-la, independentemente da sua experiência de vida.

Os estudos comprovam que o relaxamento adquirido durante a prática é único e singular, acarretando diversos benefícios para a saúde da mente, do corpo e para o comportamento dos indivíduos. Mais de 600 pesquisas científicas foram conduzidas em instituições como Harvard, UCLA e Stanford. Os resultados incluem: aumento da criatividade e da capacidade de resolver problemas, diminuição da ansiedade e da depressão, aumento da autoconfiança, memória e concentração, diminuição da pressão arterial e dores de cabeça.

Um estudo feito por uma grande empresa de seguros de saúde atestou que os praticantes da Meditação Transcendental com mais de 40 anos têm 87% menos doenças do coração e vão ao médico 74% menos vezes do que aqueles que não a praticam. Com tantos resultados comprovados, a técnica já foi implementada em escolas, empresas, centros de saúde e instituições do mundo todo.
Focada na prevenção e bem-estar, promove melhor saúde mental, desenvolvimento da intuição e da capacidade cognitiva, clareza mental, equilíbrio fisiológico e, o mais importante, a habilidade de lidar melhor com o estresse, elementos essenciais para aumento da produtividade e bom desempenho profissional e pessoal do indivíduo.