sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Matérias sobre TDAH, Ritalina e Meditacão Transcendental

GERAÇÃO RITALINA*
21.09.2011 | Texto por Millos Kaiser - Revista TRIP 

Falta de atenção virou doença. O nome? TDAH. A suposta solução? Um remédio tarja preta


Falta de atenção e foco virou doença. O nome? Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. A suposta solução? O remédio tarja preta, do qual o Brasil é o segundo maior consumidor do mundo. Psiquiatras culpam o cérebro; outros, a sociedade. Nosso repórter ouviu os dois lados e passou uma semana sob o efeito da “droga da obediência”

 “Bom, é o seguinte: você tem sinais de déficit de atenção e de ansiedade. Vou te prescrever um medicamento”, sentenciou o psiquiatra. O gravador escondido no bolso marcava exatos 23 min de consulta – tempo suficiente para ele me diagnosticar com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) e escorregar pela mesa uma receita para três caixas de Ritalina. Não precisei mentir nem exagerar nada. Em resumo, relatei que vez ou outra tenho dificuldade para me concentrar em coisas que não me interessam, que prazos podem ser um problema e que faz tempo que não leio um livro até o fim. O que foi? Se identificou com alguma coisa?
Não se preocupe. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Americana de Psiquiatria, cerca de 4% dos adultos e de 5% a 8 % de crianças e adolescentes de todo o mundo sofrem de TDAH, “uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade”, atigamente chamada apenas de DDA (déficit de atenção). Em uma sala de aula com 40 crianças, por exemplo, estima-se que pelo menos dois sejam portadores. E cada vez mais o destino delas é o mesmo que o meu: o consultório de um psiquiatra.
Grande parte da psiquiatria vê o TDAH como uma doença neurobiológica, causada por um desequilíbrio químico no cérebro, tal qual a depressão. O diagnóstico é feito a partir de entrevistas, isto é, não há exames que detectem a doença. Seus “defensores”, por assim dizer, afirmam existir mais de 10 mil estudos relatando seus sintomas, os primeiros datando dos anos 1700.

TDAH Medicar ou Meditar **
Por Jeanne Ball

Há uma crescente preocupação sobre os efeitos colaterais negativos e resultados de saúde a longo prazo associados com medicamentos de TDAH. Inovadora pesquisa está mostrando a eficácia da técnica da Meditação Transcendental como uma abordagem sem drogas para tratamento de TDAH.

Como funciona a meditação
Ao contrário das drogas, a técnica da Meditação Transcendental não apenas trata os sintomas, ela influencia a causa do distúrbio. Isto significa que a técnica não cria apenas um efeito temporário, mas pode melhorar a condição permanente, reduzindo o estresse e criando um funcionamento do cérebro mais eficiente e ordenado. Estudos científicos publicados em revistas de prestígio, tais como o International Journal of NeurosciencePsychophysiologyand  e outros, mostraram que a técnica da Meditação Transcendental cria generalizada " coerência EEG "em todas as áreas do cérebro. Tudo de bom sobre o cérebro depende o seu funcionamento eficiente e ordenado. Os cientistas descobriram que o cérebro funciona melhor através da prática diária de Meditação Transcendental, melhora QI, criatividade, compreensão, memória e desempenho acadêmico. Pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental comumente relatam alívio imediato da ansiedade e hiperatividade, e maior capacidade de concentração e foco em sua vida diária. Sob a supervisão de seus médicos, os pacientes com TDAH são capazes de reduzir ou eliminar a medicação dentro de 3-6 meses.

Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?

Participe da palestra GRATUITA sobre a técnica da Meditação Transcendental:

Sexta- feira, dia 26 de setembro, às 20h30. 

Trav. Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi.
Entre a R. Tabapuã e a Pedroso Alvarenga.
Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256.

Confirme sua presença: (11) 3073 0872/ contato@institutodemeditacao.com.br

Para maiores informações acesse o site: www.institutodemeditacao.com.br